domingo, 31 de maio de 2009

Sugestões de atividades para utilizar em sala com seus alunos



Atividade 1

Título: Aprendendo novas formas


Objetivo: Desenvolver habilidades lingüística e cognitivas da criança, reconhecer a ortografia das palavras junto com as suas formas representativas.


Atividade educativa em sala: Pegue uma caixa de papelão, desenhe formas geométricas como triângulo, quadrado, retângulo e círculo por fora da caixa de tamanhos diferentes; depois recorte a área desenhada e guarde que depois ultilizaremos novamente. Pegue a caixa e cubra os 6 lados com papel selofone de cores distintas, deixando aberto os espaços recortados. Resgate as formas geométricas que foram recortadas, cubra com papel selofone de cores destintas da que foram recortadas para dificultar a brincadeira e escreva os respectivos nomes de suas formas geométricas. Após o material pronto peça que cada criança pegue a sua forma geométrica e encontre o encaixe perfeito dizendo o nome da sua forma geométrica alto.


Faixa etária: crianças de 2 à 4 anos


Argumentação: Ajuda a criança a identificar diferentes formas geométricas e suas representações gráficas. Trabalhando com a sua capacidade mental de encaixar as formas geométricas certas no lugar de cores e tamanhos diferentes das suas o que dificulta a encontrar o encaixe certo logo de primeira. Ao repetir o que encaixou a criança trabalha a suas reprodução linguística correta, fazendo com que o professor identifique as crianças que tem dificuldades em falar algumas letras.

Atividade 2

Título: Aprendendo comparar textos


Ojetivo: Desenvolver a compeensão na leitura, desenvolver a interpretação, comparar textos novoc com textos já conhecidos e memorização do texto oralmente .


Atividade educativa em sala: a atividade começa sendo realizada em casa com uma história que a professor vai passar para todos os alunos lerem, no dia seguinte ele conta uma história na sala de aula com valores semelhantes e o mesmo objetivo final daquele que foi lido em casa. Em seguida a professor pede para que os alunos escrevam que semelhanças existem entre um texto e outro, pedindo para que todos entreguem sem ter valor de nota, assim não gera nevorsismo para entregar o texto.


Faixa etária: crianças de 6 à 10 anos


Argumentação: O professor consegue identificar se o aluno está tendo uma boa capacidade de leitura e interpretação do texto, além da compreensão de um texto lido fazendo relação entre o que eles tem em comum. A produção escrita serve para identificar várias falhas que um aluno pode ter como: problemas na compreensão, escrita irregular e fazer relação, que são muito comuns nessas idades; dependendo do resultado dá para identificar o erro e trabalhar essa deficiência em grupo ou com trabalhos individuais.


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Texto: Construindo o Portfólio Eletrônico Autor: Ivanildo Amaro de Araújo


Discutimos a definição de Avaliação Formativa em grupo e chegamos na conclusão: é toda avaliação que se coloca à disposição de auxiliar o aluno a ter uma participação conjunta com os professores nos processos de apredizagem e desenvolvimento . A nota não deve ser o foco, o foco é nas aprendizagens e nos avanços dos alunos .

Também definimos dia-a-dia portfólio como um conjunto de produções que o aluno faz durante o período de aprendizagem e de contrução de conhecimento de uma determinada área.

Localizamos no texto os Princípios Norteadores do Portfólio que são: Construção/ Elaboração, Reflexão, Criatividade, Auto-avaliação, Parceria e Autonomia.

Também focalizamos os Propósitos Específicos de portfólio dos alunos do curso de Pedagogia (VILLAS BOAS, 2004, p. 73) que são : Pesquisa e colher materiais para reflexão sobre avaliação; Identificar e analisar propostas alternativas de avaliação; Investigar o papel da avaliação desempenhado pela orientação educacional; Analisar como o orientador educacional pode atuar junto com os professores na avalição dos alunos; Investigas formas de avaliação do professor observando seu ritmo de aprendizagem; Registrar minha trajetória para auxiliar na minha auto-avaliação e a avaliação do professor; Identificar e examinar práticas avaliativas adequadas à educação de jovens e adultos.

Finalizando a atividade em grupo localizamos no texto os Princípios Descritores (critérios) de avaliação dos portfólios que são:

1. Cumprimento dos propósitos gerais
2. Cumprimento do(s) propósito (s) específico (s)
3. Apresentação de análise do material incluído
4. Contém propostas / formulações/ recomendações para enfrentamento das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da avaliação
5. Apresentação de textos escritos com correção
6. Inclusão de reflexões sobre o processo de aprendizagem e de avaliação
7. Organização que facilita a sua compreensão
8. Construção ao longo do semestre
9. Apresentação de síntese conclusiva
10. Apresentação de avaliação final do trabalho.

Atividades individuais:

Acho que o portifólio é um desafio a ser quebrado, pois tenho contato com a internet ja há algum tempo, mas superficialmente. Tirei essa conclusão quando o professor decidiu trabalhar nesta disciplina com o portfólio eletrônico; encontrei várias dificuldades que estão sendo superadas dia após dia e espero que consiga obter êxito nesse novo trabalho de conclusão de curso, para talvez posteriormente, como essa era é a era digital, possa também utilizá-lo como forma de avaliação.

Meus compromissos com a minha aprendizagem e meu desenvolvimento na disciplina...
Pretendo ler os textos solicitados nestas disciplina para poder discutir, compreender ao máximo o conteúdo a ser passado, pretendo explorar esse mundo novo na internet, para aperfeiçoar e incrementar o blog.

Espero que o professor me auxilie com dicas, esclarecimento de dúvidas, correção de algo que for produzido errado, acompanhamento semanal ou quinzenal para maiores esclarecimentos e entra outros...

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Carta de Apresentação

Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2009





Caros Amigos,



Irei me apresentar com poucas palavras, sou uma menina que tenho 22 anos, estudo na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, estou cursando o 5º período de Pedagogia, não trabalho na área em que pretendo atuar no futuro com a conclusão do curso.


Uns dos desafios que venci na minha vida foi conseguir entrar na Universidade.Desafio esse que foi difícil , mas não foi impossível para vencer os obstáculos que sempre surgem quando uma pessoa trabalha e estuda . Manter a qualidade dos estudos é uma batalha a ser vencida a cada dia por um esforço próprio, através do tempo que nos dedicamos para os estudos.


Sempre tive uma vida simples e humilde, que me ensinou a dar muito valor a pequenas conquistas, então, um provérbio que a prática ensinou a ser verdade é: "quem não tem cão caça com gato"; não dá para ficar sentado esperando a sua vida passar assistindo tudo pela janela sem fazer nada. Se não temos recursos cabem a nós mesmos encontrar ou criar outros meios para se ter acesso.


Gostaria de citar o nome de uma pessoa que foi muito importante para o meu crescimento pessoal, essa pessoa lutou muito para conquistar tudo o que tem e me dá exemplo de vida a se espelhar que é o meu pai . Ele me ensinou que ser adulto é além do que ter mais idade e sim padecer na experiência.


Bom galerinha! Espero que tenham gostado da minha cartinha, sempre que quiserem mandar comentários, podem ficar à vontade o espaço é nosso.


Mil beijos,


Teresa .



Ass: Teresa Cristina Aluna de TAE LPI