domingo, 31 de maio de 2009

Sugestões de atividades para utilizar em sala com seus alunos



Atividade 1

Título: Aprendendo novas formas


Objetivo: Desenvolver habilidades lingüística e cognitivas da criança, reconhecer a ortografia das palavras junto com as suas formas representativas.


Atividade educativa em sala: Pegue uma caixa de papelão, desenhe formas geométricas como triângulo, quadrado, retângulo e círculo por fora da caixa de tamanhos diferentes; depois recorte a área desenhada e guarde que depois ultilizaremos novamente. Pegue a caixa e cubra os 6 lados com papel selofone de cores distintas, deixando aberto os espaços recortados. Resgate as formas geométricas que foram recortadas, cubra com papel selofone de cores destintas da que foram recortadas para dificultar a brincadeira e escreva os respectivos nomes de suas formas geométricas. Após o material pronto peça que cada criança pegue a sua forma geométrica e encontre o encaixe perfeito dizendo o nome da sua forma geométrica alto.


Faixa etária: crianças de 2 à 4 anos


Argumentação: Ajuda a criança a identificar diferentes formas geométricas e suas representações gráficas. Trabalhando com a sua capacidade mental de encaixar as formas geométricas certas no lugar de cores e tamanhos diferentes das suas o que dificulta a encontrar o encaixe certo logo de primeira. Ao repetir o que encaixou a criança trabalha a suas reprodução linguística correta, fazendo com que o professor identifique as crianças que tem dificuldades em falar algumas letras.

Atividade 2

Título: Aprendendo comparar textos


Ojetivo: Desenvolver a compeensão na leitura, desenvolver a interpretação, comparar textos novoc com textos já conhecidos e memorização do texto oralmente .


Atividade educativa em sala: a atividade começa sendo realizada em casa com uma história que a professor vai passar para todos os alunos lerem, no dia seguinte ele conta uma história na sala de aula com valores semelhantes e o mesmo objetivo final daquele que foi lido em casa. Em seguida a professor pede para que os alunos escrevam que semelhanças existem entre um texto e outro, pedindo para que todos entreguem sem ter valor de nota, assim não gera nevorsismo para entregar o texto.


Faixa etária: crianças de 6 à 10 anos


Argumentação: O professor consegue identificar se o aluno está tendo uma boa capacidade de leitura e interpretação do texto, além da compreensão de um texto lido fazendo relação entre o que eles tem em comum. A produção escrita serve para identificar várias falhas que um aluno pode ter como: problemas na compreensão, escrita irregular e fazer relação, que são muito comuns nessas idades; dependendo do resultado dá para identificar o erro e trabalhar essa deficiência em grupo ou com trabalhos individuais.


2 comentários:

  1. TERESA!!!!!!!!!!!!!!!!! EU T FALEI O NEGÓCIO TROCADO.... TUDO O O Q EU T FALEI D "GÊNERO", É NA VERDADE O "TIPO" TEXTUAL.
    Moral da história: tipo: narrativo, descritivo, etc... já o gênero é q é: quadrinhos, bula de remédio, poesia etc...
    lembra q eu t falei isso, mas agora é só inverter a nomenclatura da ordem q eu t disse... vê lá e confere tb em suas pesquisas ok?!
    Desculpe-me, please!
    A idéia é essa mesmo... de que um é como você "escreve"(narração, descrição...) e o outro é quanto à "forma" (poesia, carta pessoal, quadrinhos...)
    abçs, Deus t abençoe.
    Roberta Canêjo (UERJ)

    ResponderExcluir