Discutimos a definição de Avaliação Formativa em grupo e chegamos na conclusão: é toda avaliação que se coloca à disposição de auxiliar o aluno a ter uma participação conjunta com os professores nos processos de apredizagem e desenvolvimento . A nota não deve ser o foco, o foco é nas aprendizagens e nos avanços dos alunos .
Também definimos dia-a-dia portfólio como um conjunto de produções que o aluno faz durante o período de aprendizagem e de contrução de conhecimento de uma determinada área.Localizamos no texto os Princípios Norteadores do Portfólio que são: Construção/ Elaboração, Reflexão, Criatividade, Auto-avaliação, Parceria e Autonomia.
Também focalizamos os Propósitos Específicos de portfólio dos alunos do curso de Pedagogia (VILLAS BOAS, 2004, p. 73) que são : Pesquisa e colher materiais para reflexão sobre avaliação; Identificar e analisar propostas alternativas de avaliação; Investigar o papel da avaliação desempenhado pela orientação educacional; Analisar como o orientador educacional pode atuar junto com os professores na avalição dos alunos; Investigas formas de avaliação do professor observando seu ritmo de aprendizagem; Registrar minha trajetória para auxiliar na minha auto-avaliação e a avaliação do professor; Identificar e examinar práticas avaliativas adequadas à educação de jovens e adultos.
Finalizando a atividade em grupo localizamos no texto os Princípios Descritores (critérios) de avaliação dos portfólios que são:
1. Cumprimento dos propósitos gerais
2. Cumprimento do(s) propósito (s) específico (s)
3. Apresentação de análise do material incluído
4. Contém propostas / formulações/ recomendações para enfrentamento das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da avaliação
5. Apresentação de textos escritos com correção
6. Inclusão de reflexões sobre o processo de aprendizagem e de avaliação
7. Organização que facilita a sua compreensão
8. Construção ao longo do semestre
9. Apresentação de síntese conclusiva
10. Apresentação de avaliação final do trabalho.
Atividades individuais:
Acho que o portifólio é um desafio a ser quebrado, pois tenho contato com a internet ja há algum tempo, mas superficialmente. Tirei essa conclusão quando o professor decidiu trabalhar nesta disciplina com o portfólio eletrônico; encontrei várias dificuldades que estão sendo superadas dia após dia e espero que consiga obter êxito nesse novo trabalho de conclusão de curso, para talvez posteriormente, como essa era é a era digital, possa também utilizá-lo como forma de avaliação.
Meus compromissos com a minha aprendizagem e meu desenvolvimento na disciplina...
Pretendo ler os textos solicitados nestas disciplina para poder discutir, compreender ao máximo o conteúdo a ser passado, pretendo explorar esse mundo novo na internet, para aperfeiçoar e incrementar o blog.
Espero que o professor me auxilie com dicas, esclarecimento de dúvidas, correção de algo que for produzido errado, acompanhamento semanal ou quinzenal para maiores esclarecimentos e entra outros...
Nenhum comentário:
Postar um comentário