segunda-feira, 22 de junho de 2009

Texto: Processos iniciais de leitura e escrita


Autora: Rosineide Magalhães de Sousa



Esse texto orienta o educador que antes de cada criança fazer parte da vida escolar já existe um contato com a leitura mesmo sem terem conhecido as ordens das letras e formações de palavras; eles acabam fazendo a leitura de imagens, através de rótulos, de comerciais, de logotipos e etc... que convive no dia-a-dia através de compras no mercado, no bazar, na padaria e outros. Apartir dessa realidade que os professores poderíam trabalhar com a alfabetização na sala de aula.


Para não precisarmos usar o processos de repetição de cada letra ordenadamente como sempre foi ensinado, exige do aluno uma memorização induzida e não conduzida, podemos apresentá-las de formas mais completas e com significados o que faz com que os alunos exercitem mais o seu lado criativo e cognitivo.


Por isso, que quando estamos planejando nossas aulas, é importante escolher textos e palavras diferentes para estudar com as crianças assim podemos explicar e trabalhar a finalidade de cada um.


O texto apresenta diferentes formas para se trabalhar com os alunos, gêneros textuais e tipos textuais auxiliando nas dúvidas e utilizações, porque essas confusões as vezes se perpertua até o final da oitava série. Quando bem trabalhadas no ínicio de suas descobertas ao longo do processo de leitura e aprendizagem desembaraça essa compreensão .


O texto sugere o desenvolvimento de diferentes habilidades que são utilizadas para leitura, escrita , interpretação, compreensão, memorização e outros; na sala de aula através das práticas pedagógicas que podem ser aplicadas no seu trabalho de construção para ensinar na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário