terça-feira, 28 de julho de 2009

Considerações finais

Descritor 10.

O Conteúdo que estudamos nesse semestre foi para iniciar o nosso contato verdadeiro com ensino e a prática, tivemos que nos aprofundar nas questões específicas que as crianças trazem de casa quando chegam da escola, ou mesmo quando vem da escola e trazem para casa.

No desenvolvimento das atividades que produzimos no blog, para aplicar na sala de aula, nos mostra que dar aula à criança é muito mais divertido e prazeroso; poder ensinar de forma dinâmica através de brincadeira em que o professor prende e atenção do aluno faz com que ele atinja seu objetivo sem perceber que está aprendendo ou sendo avaliado, assim deixa com elas fiquem mais relaxadas em relação a cobranças do próprio professor.

Com os processos inicias da criança com a escrita entende-se que a criança chega à escola fazendo uma leitura que é a do seu cotidiano, são com objetos próximos ao que os adultos da família usam ou que passam no comercial. Com a pesquisa realizada sobre gênero textual e tipo textual, auxilia essa compreensão e ajuda a desenvolvera criança a partir do que ela já sabe.

A compreensão de como se dá a origem da oralidade, as divisões que existem no âmbito desse campo, ajudam a compreender melhor através das divisões como se procedem a uma fala, o porquê da pausa na conversa entre outros. É muito importante ter consciência desse tipo de conhecimento porque às vezes podemos auxiliar as crianças a terem consciência de como ter uma conversa formal e informal, isso facilita bastante no relacionamento delas com o mundo que exigem regras na linguagem oral e mostrá-las é o nosso serviço.

Na contextualização no processo de alfabetização traz o estudo mais profundo desses conhecimentos que a criança trás de casa para a escola, mostra que a criança está em processo constante de aprendizado assim como os adultos, mas o importante é que elas são muito influenciadas com a disponibilidade desse conteúdo que varia de casa em casa. Além de auxiliar o professor vários métodos que poderiam ser úteis em sala, trazer objetos para sala pode tornar a aula muito mais interessante e próxima da realidade da criança.

No texto Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola: perspectiva sociolingüística, o autor chama atenção pela qualificação do professor, que ele precisa ser flexível para que o seu aluno não seja prejudicado por questões socioeconômicas na sua área escolar, assim as crianças com uma situação desfavorecida seriam prejudicadas por não compartilhar de uma mesma realidade que parte como padrão na alfabetização. É importante fazer pontes com o cotidiano das crianças para que elas possam expressar o que elas já sabem em cima do que estão aprendendo.

Já os problemas de envolvimento cognitivo na construção da representação escrita da linguagem, Piaget foi a inspiração, importante saber que as crianças no início da alfabetização atribuem a escrita devido ao objeto que é citado, e é determinado até por quantidades que se é apresentada; mas nada é expressado como regra não e sim com o esclarecimento dos pensamentos dos pequeninos. Já na prática é necessário que se mantenha um intensivo acompanhamento para não levar a palavra correta, mas sim ajudar as crianças avançarem com seus próprios passos, trabalhando sua cognição para que conquiste uma palavra correta graficamente.

Já o último texto a construção do conhecimento sobre a escrita, vão se instalando os exercícios da escrita nas crianças, auxiliando as nós profissionais a darmos maior importância nas pequenas interpretações que as crianças fazem da escrita, pois no momento em que o texto aponta é importante para o avanço cognitivo da criança.

Bom esse textos serve de auxílio para professores que trabalham com alfabetização ou séries inicias na educação infantil, concluindo assim o objetivos do plano de cursos, dando várias sugestões e se aprofundando no conteúdo e cognição infantil e os primeiros contatos tanto com a fala quanto com escrita. Estes textos me beneficiaram com maior compreensão na área infantil no processo inicias de uma criança na escola e o de casa também.
Descritor 11

A experiência de participar do portfólio eletrônico foi única, pois nunca tinha participado antes, nunca nem se quer fiz um blog. Como tinha dito na avaliação anterior foi um desafio para mim, pois, tinha contato com internet mais bem básica e tive realmente que correr atrás para poder alcançar os objetivos propostos e aprender a manusear as ferramentas.

Achei grande dificuldade para poder encontrar tempo para atualizar o blog, tenho costume de escrever somente a mão então todo meu processo teve que ser feito duas vezes e isso exige tempo que é bem limitado para mim, a segunda dificuldade foi a internet discada que as vezes não atualiza as postagens em que eu acabava de fazer. Bom! Superei todas essas dificuldades que estiveram caminhando comigo, para poder fazer o mais importante que era a construção do Blog.

Com o Blog pude explorar o campo da internet para poder pesquisar assuntos semelhantes, fotos semelhantes aos textos, vídeos e tudo mais, acabei descobrindo várias outras oportunidades de alfabetização.

Em relação as postagens não conseguir seguir arrisca os prazos estabelecido, porém, sempre que eu podia eu postava de duas em duas até completar o blog. Fiz o possível para revisar as digitações mais sempre tem algo que precisar ser corrigido, consegui concluir outras ferramentas tecnológicas implementei o Blog com vídeos que foi muito complicado mais consegui e até utilizei um artigo que achei interessante e tinha tudo haver com que estudávamos.

Sinto que os meus conhecimentos progrediram em relação a alfabetização e ao conhecimento das crianças nos seus primeiros passos na aprendizagem. Tenho que ressaltar que professor foi extremamente coerente nas discussões em sala, foi satisfatório na apresentação do conteúdo satisfez todas as dúvidas em que fossem incumbidas.

Dos propósitos específicos acho que cumpri os que propus, deixei um pouco a desejar de fazer reflexões de cada aula pois como disse tive dificuldades nas postagens.

Bom só tenho que agradecer por ter passado por essa experiência que foi diferente e construtiva, quem sabe até possa utilizá-la como processo avaliativo na minha vida profissional, dar um pouco de trabalho para os alunos, rsrs mais se for divertido como achei tudo bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário